Prosa:
É o texto corrido, que se dá através de narrativas longas ou curtas. Ela é importante, pois nos deixa com uma visão clara dos movimentos literários: Dom Casmurro, por exemplo, é uma narrativa onde percebemos claramente a passagem do Romantismo para o Realismo. A prosa pode ter dois tipos de narradores: o onisciente seletivo e o onisciente seletivo múltiplo. O onisciente seletivo acontece quando o narrador está apenas contando a história como um simples e puro fato, como quem vê de fora. O onisciente seletivo múltiplo é quando além de contar a história o narrador consegue entrar dentro da mente de seu personagem (um ou mais), por isso múltiplo.
Poema e Poesia:
O poema e a poesia têm diferenças muito pequenas e que muitas vezes nos confundem. A poesia em si tem a intenção da beleza, quer ser o belo. Uma poesia sempre é um poema, mas nem sempre um poema é uma poesia. Quando o poema é escrito apenas para "contar, informar" e não há "intenção de beleza", ele é apenas um poema. A poesia se retrata, por exemplo, em Vinicius de Moraes falando sobre o amor em "Soneto de Fidelidade":
"De tudo ao meu amor serei atento/ antes e com tal zelo/que mesmo e tanto que mesmo em face do maior encanto dele se encante mais meu pensamento"
Vinicius aos escrever teve a intenção de que achassem bonito, teve a intenção do belo. Tanto que encontramos poesias em outros lugares também como em músicas, imagens, cartas etc.
Soneto:
O Soneto é uma poesia, mas ele tem algumas regras a serem cumpridas: suas duas primeiras estrofes têm que obrigatoriamente ser dois quartetos e as outras duas formam-se por dois tercetos que podem rimar ou não, depende do autor. O modelo mais comum de rima de sonetos que conhecemos é:
A
B
B
A
A
B
B
A
C
D
C
D
C
D
As rimas correm desta maneira, o poeta com sua liberdade e inspiração é que escolhe.
FONTE
Queridos leitores!
Procurei pela internet essas definições. Encontrei vários blogs e sites falando sobre o assunto, mas esse foi o que explicou de forma mais clara e mais completa.
A explicação foi dada por Fátima Soares.