Ficou marcada na minha memória uma técnica usada por uma professora de Língua Portuguesa que tive no Ensino Médio. As ideias ela tirou de um livro cheio de criatividade. Após me formar em Letras, usei as mesmas técnicas com os meus alunos.
Quando alguém precisa escrever sobre algum tema nem sempre isso é fácil e rápido. Muitas vezes, as ideias não se desenvolvem e às vezes, a pessoa não consegue nem começar.
Para evitar que isso aconteça, é preciso treinar nossas ideias e soltá-las no papel sem censura.
Em primeiro lugar, relaxe e não se preocupe em cuidar as palavras que vai usar. Não importa se a grafia está correta ou não. É apenas um exercício. Não pare! Escreva durante alguns minutos.
Comece a escrever tudo o que lhe vier à mente. Eu disse tudo mesmo. E nesse momento, meus alunos me perguntavam. Mas tudo? Como assim? Eu estou sem ideias. E eu respondia com um exemplo no quadro:
"Eu não sei o que vou escrever. Essa professora é maluca. Como assim escrever o que vier à cabeça. Eu estou é com fome. Ficar escrevendo não tá com nada. Não tá adiantando. Ainda não sei o que escrever. O João está botando o dedo no nariz. Que porco! Ai meu Deus, o que eu vou escrever? ..."
Viu só? É assim que começamos a nos soltar no papel. Quando nos damos conta, já escrevemos uma página inteirinha.
Experimente! Tente! Não precisa mostrar para ninguém. Depois leia e dê boas risadas e veja como você tem ideias. É só não se censurar.
Breve, a segunda parte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário